Estudos comprovam que o futuro de uma criança começa a ser desenhado no ambiente familiar, principalmente ao longo da primeira infância (de 0 a 6 anos de idade), sendo decisivo para toda a sua escolaridade. Ou seja, o envolvimento dos pais nesse processo é de extrema relevância.
O conjunto de práticas e experiências relacionadas com a linguagem oral, a leitura e a escrita, que as crianças vivenciam com seus pais ou responsáveis, é chamado de literacia familiar.
Interagir, conversar e ler com os filhos, é estimulá-los a desenvolver por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever.
Nesse período é essencial se envolver na educação dos filhos, tendo a oportunidade de “curtir” momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família. Essa prática melhora a qualidade da alfabetização, fomentando o hábito da leitura e reforçando os elos afetivos entre pais e filhos.
Estudos comprovam que famílias que promovem essas práticas, tornam as suas crianças melhores leitores e estudantes mais bem-sucedidos, e os pais tendem a se envolver mais com a vida escolar de seus filhos.
QUAIS SÃO AS PRÁTICAS DA LITERACIA FAMILIAR?
INTERAÇÃO VERBAL
Aumentar a quantidade e a qualidade dos diálogos com as crianças, aproveitar as oportunidades do dia a dia para estimular a fala de seu filho, quando ele estiver atento a algo, aproveite para iniciar uma conversa: “Ah, percebi que você comeu tudo! O que mais gostou?”. Demonstre curiosidade pela fala dele e seja um ouvinte entusiasmado. Essas práticas reforçam a capacidade da criança de compreender o que ouve e de expressar-se pela fala, ampliando o vocabulário e possibilitando uma linguagem mais rica, variada e complexa.
LEITURA DIALOGADA
Consiste na conversa entre pais e crianças antes, durante e depois da leitura em voz alta, é a interação no momento da leitura e não apenas o adulto lendo para criança ou vice-versa, explore as imagens da história, procure dar emoção. Lembre-se que a leitura é um hábito construído.
NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
É a boa e velha arte de contar histórias, aguçando a imaginação, favorecendo o desenvolvimento de habilidades relacionadas à compreensão oral. Lembrando que esse momento deve ser prazeroso e divertido, envolva a criança, observe se o conteúdo é adequado para a faixa etária do seu filho e não se espante se ela lhe pedir para contar outra vez, elas adoram repetição.
CONTATOS COM A ESCRITA
As práticas de exposição à escrita têm o objetivo de familiarizar as crianças com a escrita, nos seus mais diversos materiais (livros, receitas, placas, etc.) e de chamar a atenção para a presença da escrita em seu cotidiano, fazendo parte do mundo da criança. As práticas de escrita têm a finalidade de incentivar as crianças desde de cedo, a exercitarem a escrita, começando por desenhos, passando pelas grafias inventadas, pelas letras, pelas palavras, pelas frases, finalizando com a escrita de textos cada vez mais complexos.
ATIVIDADES DIVERSAS
Em geral as brincadeiras infantis (faz de conta, pega-pega, esconde-esconde, etc.) favorecem o desenvolvimento da linguagem. Existe uma variedade de jogos e brincadeiras que contribuem para desenvolver aspectos favorecedores da alfabetização: bingo, atividades com rimas (mão-pão; bola-cola), caça palavras, jogo da forca dentre muitos outros. Você também pode criar jogos ou adaptá-los junto com seu filho, lembrando de combinar e estruturar as regras. As atividades como: jogar, cantar, tocar instrumentos musicais, dançar, passear, viajar, também promovem diversos desenvolvimento para as crianças.
MOTIVAÇÃO
Para desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever, é importante que a criança seja motivada e confiante. O exemplo dos pais é a ferramenta motivacional mais poderosa que existe. Você é o principal modelo para ele, leia e/ou escreva na frente dele. Proponha desafios adequados às habilidades da criança e ao grau de conhecimento dela. Valorize os trabalhos feitos por seu filho, pendure os desenhos deles, colem os bilhetes de carinho nas portas. Lembre-se de que seu filho o vê como a pessoa mais importante do mundo.
*Texto adaptado por Aline Freitas e Gabriela Ferreira
Setor de Fonoaudiologia
Aline Freitas – CRFa 8303
Gabriela Ferreira – CRFa 6326
Sugestão vídeo parábola dos meninos
Fonte: CONTA PRA MIM- GUIA DE LITERACIA FAMILIAR