Como lidar com o desafio do uso das tecnologias, nesses tempos de pandemia? Essa dúvida tem gerado diversas discursões entre especialistas.
A rotina de casa mudou completamente e algumas famílias percebem a necessidade de deixar a criança mais tempo com alguma atividade, para ter o tempo necessário para os afazeres do trabalho e de casa.
Sempre que a opção de atividade for o uso de alguma tecnologia, tenhamos em mente que o vídeo, jogo ou aplicativo seja indicado para a faixa etária da criança.
Algumas dicas também podem tornar esse tempo mais estimulante e interativo, veja:
- Faça comentários com seu (sua) filho (a) sobre o que está assistindo. Quais personagens, qual música mais gostou, qual a parte mais interessante da história.
- Vale pedir para fazer um desenho bem colorido da parte da história que mais gostou.
- Caso surja alguma pergunta durante o filme, responda. Isso pode fazer parte do processo de compreensão da história.
- Tente nomear e dar alguns significados para o que está aparecendo na tela. Dessa forma, sua criança pode ampliar o vocabulário.
- Proponha que seu (sua) filho (a) dance alguma música que surgir ou interprete algum dos personagens. Se tiver um adereço semelhante em casa, vai ficar ainda mais divertido.
- Aproveite para relacionar alguma atividade que a criança assistiu com outra da vida real.
- A criança tem um grande potencial criativo. Aproveite alguma oportunidade na semana e incentive-a a recontar sua história preferida com seus próprios brinquedos ou com desenhos feitos à mão. Uma linda história será apresentada.
Setor de Fonoaudiologia
Aline de Freitas R. Lima – CRFa 8303
Gabriela Cunha – CRFa
Texto adaptado por Aline de Freitas Rocha Lima e Gabriela Cunha.