Os bebês sonham ainda no ventre materno.
Verdade. Especialistas já flagraram o sono REM (sigla em inglês de movimento rápido dos olhos), característico de quem está sonhando, a partir da 23a. semana de gestação. Não se sabe o conteúdo dos sonhos, mas eles devem estar relacionados a sensações e experiências vividas no útero.
O primeiro choro do bebê acontece apenas depois do nascimento
Mentira. Cientistas australianos descobriram, com ajuda de imagens de ultra-som gravadas em vídeo, que um grupo de fetos no primeiro trimestre de gestação apresentou comportamento de choro (abertura de boca e tremor de queixo) em resposta a sons de baixos decibéis no abdome materno.
Ao nascer, os bebês lembram do gosto do líquido amniótico.
Verdade. Pesquisadores irlandeses afirmam que a memória gustativa é um fator importante para o estabelecimento da amamentação, pois o feto reconhece no colostro sabores similares ao do líquido amniótico que ele deglutia desde a 12ª semana gestacional.
Os fetos não sentem dor.
Mentira. A partir da 20ª semana os fetos têm vias neurais capazes de transmitir a dor e na 28a semana essas vias estão totalmente desenvolvidas. “O que é extremamente polêmico é se nessa altura os fetos têm consciência da experiência de dor. Isso só deve ocorrer entre a 32ª e 35ª semanas”, diz obstetra Roberto Cardoso, chefe do setor de medicina fetal do Femme Laboratório da Mulher, de São Paulo.
A visão é o último sentido do feto a se desenvolver.
Verdade. As pálpebras dos fetos permanecem fechadas até a 26a semana de gestação. Apesar da ausência de luz dentro do útero, eles desenvolvem a visão e reagem a feixes de luz com a aceleração do batimento do coração.
Fonte: Revista Crescer