Muitas pessoas perguntam-se o motivo de as crianças desenharem tanto durante a educação infantil, sem se dar conta da importância dessa atividade. Papais e mamães às vezes recebem desenhos dos filhos, mas não notam o valor daquele pedacinho de papel.
O desenho é o meio utilizado pela criança para criar e recriar formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Em cada fase da vida do infante, é possível notar as diferenças dos desenhos antigos para os atuais e, dessa forma, compreender melhor o crescimento dele. Alguns pais, que sempre guardam os desenhos dos filhos, recebem importantes revelações sobre eles nesses pedaços de papel, principalmente sobre a maneira que enxergam as coisas.
Como a maioria das crianças acaba revelando – mesmo sem saber – aquilo que pensam e sentem por meio dos desenhos, a atividade é também utilizada pela maioria dos psicólogos. Estes profissionais, até mesmo pelo modo que os pequeninos se comportam na hora de desenhar, conseguem detectar coisas importantes.
Os desenhos são também um mecanismo para tranquilizar as crianças. Muitas delas têm a prática como um momento para relaxar, fazendo parte da rotina em casa, não apenas na escola. Crianças mais tímidas, principalmente, optam por se expressar por meio dos desenhos.
É também na infância, fazendo desenhos, que se descobrem incríveis talentos. A maioria dos grandes artistas teve o dom revelado quando ainda eram crianças. Se seu filho ama desenhar, preste mais atenção ainda. Você pode ter um grande artista em casa!