Ter um animal de estimação pode trazer inúmeros benefícios, principalmente às crianças. A partir do contato com um cachorro ou gato, por exemplo, é possível o aprendizado de valores, como respeito, cuidado e responsabilidade. Para filhos únicos, os animais são oferecem ainda uma boa companhia para momentos de diversão.
Algumas crianças, dependendo da idade, apresentam interesse por uma espécie ou raça específica. Diante disso, até mesmo a leitura sobre o animal favorito pode ser incentivada. No campo social, os pets ajudam ainda as crianças a fazerem amizades, uma vez que elas terão um assunto em comum.
Confira alguns motivos para comprar ou adotar um pet para o seu filho:
• Proteção contra alergias
O contato com pets estimula a produção de anticorpos essenciais. O contato com cães, por exemplo, pode elevar os níveis de imunoglobulina A, um anticorpo presente nas mucosas que evita a proliferação de vírus/bactérias.
• Afetividade
Como cachorros, por exemplo, são muito carinhosos e afetivos, eles acabam transmitindo isso às crianças. Essa amizade prepara ainda os infantes para o convívio com outras pessoas.
• Redução da ansiedade
O contato com animais funciona como um exercício terapêutico, suavizando possíveis angústias e medos da criança.
• Incentivo à prática de atividades físicas
Com um pet de estimação, visitas diárias às calçadas, às praças e aos parques fazem-se necessárias, o que pode eliminar o sedentarismo das crianças.
• Convívio familiar
A presença de um cachorro/gato também serve como ferramenta para integrar mais a família em passeios ou em brincadeiras com o animal. A divisão de tarefas para cuidar deste também pode criar um senso de união entre os familiares.