Algumas crianças o amam, outras fogem dele. Seja um desafio ou não na sua casa, o banho precisará ser responsabilidade de seu filho um dia! O treinamento para pode começar aos 5 ou 6 anos. Com 7, já é esperado que ela saiba como fazer a própria higiene com autonomia. Fique por perto no início, explicando como limpar cada parte do corpo para se livrar do suor de um dia de brincadeiras. É preciso repetir inúmeras vezes até que a criança esteja pronta – e mesmo assim pode ser necessário verificar se ela se lavou de maneira correta.
Dica de ouro
Não tente pular a etapa da supervisão. Ela não aprenderá a tomar banho sozinha de um dia para outro. Você também pode dar o exemplo caso tomem banho juntos. A criança aprende muito com o que vê.
Sem estresse
Talvez seu filho encare a hora do banho como uma grande brincadeira e ignore o mais importante – se lavar! O mesmo costuma acontecer quando a criança odeia banho e quer acabar logo com aquilo. Não precisa ficar impaciente, porque ambas as situações são normais. Explique de diversas maneiras e quantas vezes forem necessárias que a higiene é importante e que deve ser levada a sério.
Fonte: Revista Crescer