Fica mais fácil para uma criança ter capacidade de realizar qualquer tarefa quando ela se sente confiante. E ter confiança é resultado direto da percepção de que as pessoas ao redor têm confiança nela.

Os filhos precisam notar que os adultos mais próximos aprovam seus comportamentos e vibram com suas conquistas.

Quanto mais você elogiar esforços (em momentos de tentativas verdadeiras, não sem motivo), mais competente seu filho vai se sentir. O oposto também é verdadeiro: crianças cujos pais nada esperam delas tendem a não ter estímulo para se superar.

É possível meu filho parecer confiante sem ser de verdade?

Adultos e crianças mais velhas podem até conseguir fingir confiança quando não têm, mas crianças pequenas não possuem tal capacidade. O que você enxerga é o que elas são de fato.

O que ocorre é que crianças têm capacidade de se adaptar a fracassos e críticas com relativa facilidade, a menos que eles ocorram o tempo todo ou que seus momentos de sucesso sempre passem despercebidos.

Como ajudar uma criança a acreditar em suas próprias habilidades?

O primeiro passo é você acreditar.

Ao demonstrar que acredita no seu filho, você mais do que influencia na maneira como ele se porta. Existem até pesquisas que apontam que escolas que têm expectativas altas em relação a seus estudantes conseguem um melhor desempenho dos alunos.

FUNCIONAMENTO

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta
7h às 17h