Acaba de chegar ao Brasil a tradução de um livro que tem feito sucesso no exterior. Com título grande e importância maior ainda, a obra “Histórias de ninar para garotas rebeldes – 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias” é uma verdadeira aula aos pequenos leitores.
Por meio de exemplos de mulheres reais, o livro ajuda a quebrar os estereótipos de gênero e ensina que as garotas podem sonhar e se tornar tudo o que quiserem. É uma leitura inspiradora e essencial durante a infância.
A cada página, a criança é apresentada a uma mulher diferente, que fez história e mudou o mundo à sua maneira. O texto é fluido, agradável e instigante – não dá vontade de parar. Para as menores, entre 5 e 6 anos, a leitura compartilhada com um adulto é o ideal. Depois dos 7, o leitor já tem condições de seguir sozinho.
O livro reune cem personalidades de todo o mundo, de diversas áreas de atuação – das ciências às artes, passando pelos esportes e pela política. Os textos revelam a data de nascimento (e de morte, se elas já se foram) e trazem um pequeno resumo com as principais realizações de suas vidas. Cada história vem acompanhada de um belo retrato. As ilustrações foram feitas por 60 artistas de diferentes nacionalidades.
No grupo de mulheres admiráveis escolhidas pelas autoras, estão nomes como Michele Obama, Frida Kahlo, Jane Austen, Malala Yousafzai, Marie Curie, Yoko Ono, as brasileiras Cora Coralina e Maya Gabeira, entre tantas outras.
Tudo surgiu graças às italianas Elena Favilli e Francesca Cavallo, que lançaram a ideia do livro em uma plataforma de financiamento coletivo. Mais de 20 mil apoiadores em todo o mundo ajudaram o projeto. Juntos, contribuíram com US$ 1 milhão para que a obra se tornasse realidade.
Fonte: Revista Crescer