Quando acontece: Aos 9 meses, o bebê já pode dar os primeiros passos, mas isso é mais comum por volta de 1 ano, quando a criança está física e emocionalmente preparada para ficar de pé.
Como estimular: A partir dos 3 meses, coloque seu filho de bruços em uma superfície confortável e firme, como colchonete ou edredom, para se acostumar a rolar, sentar, arrastar e engatinhar. Afaste-se e chame a atenção dele com um brinquedo ou com a voz, para incentivar a movimentação. E nada de andador! A Sociedade Brasileira de Pediatria condena seu uso, porque a criança desliza na ponta do pé e não fortalece a musculatura, além de haver risco de acidentes.
Desafios: Exceto pelo desequilíbrio inicial, a criança não deve enfrentar problemas para começar a andar. Se passar de 1 ano e 4 meses, consulte um médico. Pode ser desde falta de estímulo – quando ela só fica no colo, por exemplo – até atrasos no desenvolvimento neurológico.
Como superar: O especialista indicará um tratamento individualizado, mas, em geral, será um plano de exercícios para compensar o atraso. Fazer massagens durante o banho, desde cedo, também ajuda a fortalecer a musculatura.
Leia mais em: http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2015/08/andar-quando-o-bebe-vai-dar-os-primeiros-passos.html