Ilan Brenman, doutor em educação e um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, listou 15 histórias para contar aos filhos antes deles crescerem.
“Esse momento é único e inigualável. Desligar os fios da tomada, os botões dos gadgets e estar por inteiro na frente dos filhos para contar histórias é uma das experiências mais enriquecedoras.”
Sendo assim, vamos à lista dos contos que não podem faltar:
1 Chapeuzinho Vermelho. Clássico dos clássicos. Uma história simples e repleta de simbolismos. E nada de mudar a melhor parte, em que a barriga do Lobo é aberta e a protagonista é resgatada com a sua avó.
2 Os Três Porquinhos. Soprar, soprar e soprar com as meninas era a melhor parte da história aqui em casa.
3 Rapunzel. O filme Enrolados é bacana, mas vale a pena buscar esse conto escrito pelos Irmãos Grimm. As crianças são corajosas e seguram bem essas versões mais intensas.
4 O Leão e o Ratinho. As fábulas de Esopo são curtas, bem reflexivas e deliciosas para contar. Dica: não precisa ler a moral no final, deixe as crianças falarem a respeito, você ficará surpreso com o que virá.
5 A Moura Torta. Contos brasileiros são essenciais, mostram que também temos lindas e poderosas narrativas. Esse foi um hit aqui em casa por um bom tempo.
6 Histórias do Saci. Pesquise contos sobre ele e narre para seus filhos – boas risadas nascerão desse encontro.
7 A Madrasta e a Figueira. Outro hit daqui de casa. Um conto brasileiro que não deixava as meninas piscarem os olhos tamanha a fascinação com o poder dessa história.
8 O Patinho Feio. O autor dinamarquês Hans Christian Andersen tem de fazer parte da infância das crianças. Ele explora sem medo os sentimentos de abandono, rejeição,
tristeza, sempre com lindas histórias.
9 A Bela e a Fera. O filme da Disney é muito bacana, mas conhecer a versão de Jeann-Marie Leprince de Beaumont vai mostrar para as crianças onde a versão cinematográfica se inspirou.
10 João e Maria. Outro clássico. As crianças amam essa narrativa fabulosa e compreendem
profundamente sua essência: coragem, persistência, derrotas e vitórias.
11 Cachinhos Dourados. Os bem pequenos são enlouquecidos por essa história.
12 Cinderela (A Gata Borralheira). A versão dos Irmãos Grimm tem passagens fortes, mas, novamente, as crianças são corajosas.
13 Os Sete Cabritinhos. Outro conto que os bem pequenos amam.
14 Branca de Neve. Não é à toa que Walt Disney escolheu a história para ser seu primeiro filme de animação, um marco no cinema. Vale a pena contar a versão dos Irmãos Grimm e depois papear sobre as diferenças.
15 A Princesa e a Ervilha. Um dos meus contos preferidos do Andersen: curto, singelo e engraçado.
Fonte: Revista Crescer