Conforme seu filho vai crescendo, passa a querer experimentar a comida dos adultos, e você faz muito bem de aproveitar essa curiosidade e variar ao máximo a alimentação dele.
 
Mas é preciso ficar de olho em certos alimentos para crianças, tanto pelo potencial de engasgos como simplesmente por às vezes ainda não serem próprios para o sistema digestivo em desenvolvimento do seu filho.
 
Até 6 meses: bebê deve tomar só leite

Qualquer comida ou bebida que não seja leite materno (ou fórmula): A recomendação do governo brasileiro e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é dar apenas leite materno ao bebê até os seis meses de vida.
 
O leite materno é o alimento mais adequado, balanceado e completo que existe para bebês. Se você não tiver possibilidade de amamentar, ofereça fórmula, e não leite de vaca, que é forte demais e pode sobrecarregar o organismo de bebês nesta fase.

Até 1 ano: nada de leite de vaca e mel

Há alimentos que ainda não são adequados para um bebê de menos de 1 ano: 
 
Leite de vaca: O leite comum continua não sendo recomendado até o primeiro aniversário, porque bebês não digerem bem a proteína contida no leite de vaca. Além disso, a quantidade de minerais do leite de vaca pode prejudicar os rins do bebê. 
 
Mel: Por mais tentador que seja adoçar um suco ou uma fruta com mel, siga em frente com o gosto natural do alimento. Mel pode conter esporos da bactéria Clostridium botulinum, responsável por uma doença séria, o botulismo. 
 
Até 2 anos: alimentos com perigo de engasgo

Comida em pedaços grandes: Uma coisa é deixar o bebê comer por conta própria pela técnica BLW, com alimentos em pedaços, mas muito bem cozidos e molinhos; outra é oferecer um pedaço grande de alimentos resistentes como vegetais crus, que podem acabar presos na garganta.

Alimentos redondos: Qualquer comida arredondada é perigosa porque pode escorregar pela garganta sem que a criança tenha controle. Um exemplo desse risco é a aspiração de amendoins, que facilmente vão para a laringe e brônquios, podendo causar a obstrução completa das vias aéreas inferiores. 
 
Nozes, castanhas e sementes: Retire sementes e caroços de frutas como melancia, mexerica (tangerina) e uva antes de servir. Não dê nozes, castanhas, passas e sementes como de abóbora ou de girassol para o bebê. As sementes podem até ser pequenas demais para provocar engasgo, mas há risco de que fiquem presas nas vias aéreas, por aspiração, e causem infecções.

 

FUNCIONAMENTO

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta
7h às 17h